Capacitação “Prevenção as Corrupção - De Empresas para Empresas (DEPE)

quarta-feira, 13 de julho de 2016

A Alliance for Integrity é uma inciativa global impulsionada pelo setor econômico, e conta com a participação de representantes do setor privado, sociedade civil, instituições públicas e organizações internacionais. Um de seus principais focos é o apoio às pequenas e médias empresas (PMEs) para promover a conduta íntegra de empresas, seus parceiros de negócios, assim como outros atores relevantes na sociedade. Para isso, foi desenvolvida a Capacitação para Prevenção à Corrupção - De Empresas para Empresas –DEPE . Especialistas em compliance de grandes empresas multiplicam a metodologia desenvolvida em workshops presenciais, trazendo também suas experiências práticas.

As PMEs recebem subsídios e ferramentas práticas para lidar com desafios relacionados à corrupção, tornando-se mais transparentes e competitivas.

A metodologia do workshop foi desenvolvida com base em boas práticas internacionais, em soluções desenvolvidas pela Rede Alemã do Pacto Global (ONU), e em experiências de especialistas da área da prevenção à corrupção de grandes empresas.

PRINCIPAIS CONCEITOS TRABALHADOS NA CAPACITAÇÃO

Definições. O que é a corrupção e que tipos de corrupção existem?

Relevância para a própria empresa. Como minha empresa é afetada pela corrupção? Prevenção da corrupção com base em exemplos práticos.

Fatores de risco. Apresentação dos riscos e possíveis abordagens.

Potenciais soluções para situações críticas e medidas de prevenção. Como comportar-me em situações críticas? Quais são componentes essenciais de um programa de ética e compliance?

PLATAFORMA ONLINE

Para tirar as dúvidas que surgem depois do treinamento presencial, os participantes têm acesso a uma plataforma online, que oferece materiais de apoio, possibilidade de consulta a especialistas e fóruns de discussão.

QUEM PODE PARTICIPAR?

Representantes de PMEs com pouca ou nenhuma experiência em implementar sistemas efetivos de prevenção da corrupção.

A participação também está aberta para representantes de outras organizações interessadas em aprender sobre definições, fatores de risco e soluções potenciais na área da integridade de negócios.

FACILITADORES

Roberta Codignoto, Diretora jurídica e de Compliance América Latina, Staples Inc.

Roberta trabalha atualmente como Diretora Jurídica e de Compliance América Latina na Staples Inc. Tem mais de 18 anos de experiência como assessora jurídica com ênfase em práticas de direito corporativo, direito do trabalho e proteção ao consumidor. Além disso, tem experiência em litígio civil e em assessoria jurídica. Tem conhecimentos amplos em gestão de riscos, pesquisas, capacitações, assim como, na implementação e no monitoramento de programas de ética, compliance e políticas globais.

Luis Carlos Oliveira, Compliance Officer para América Latina, OSRAM AG

Luis Carlos de Oliveira é graduado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP e tem MBA in Company em Gestão pela SIEMENS Management Learning e Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV. Cursou Liderança na Fundação Instituto de Administração (FIA). Atuou em diversos segmentos de mercado, como Linha Branca, Alimentos, Eletroeletrônico e Iluminação. Foi SOX Officer e integrou a equipe de revisão do Programa de Compliance e o Comitê de Compliance da SIEMENS Ltda. Atuou como Auditor de Compliance para SIEMENS Inc. nos Estados Unidos. Desde janeiro de 2012 é Gerente de Compliance para América Latina para OSRAM AG.

Lino Gaviolli, Compliance Officer – Siemens Brazil

Lino Sidney Gaviolli é engenheiro, pós-graduado e mestre em Administração. Atuou nas áreas de TI, gestão de processos e foi gerente de suprimentos e logística na Siemens. Atualmente é consultor na área de Compliance da Siemens desde 2008.

Quando: 15 de agosto de 2016
Onde: Av. das Nações Unidas, 7221 – 12º andar – Ed. Birmann 21 São Paulo – SP.
Mais informações: afin-brazil@giz.de
.