Estratégias de redução nos custos dos controles internos

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Devido a redução de custos e a notícia diária sobre a crise que muitas empresas estão passando, o grupo GRCNews.org realizou uma pesquisa para sugerir como podemos reduzir os custos dos controles internos. A pesquisa surgiu após leitura do post “Seven Cost Reduction Strategy on Testing Internal Controls” do website SarbanesOxleyFocus. A pesquisa foi realizada com profissionais da área de auditoria e materiais publicados da SEC (Securities and Exchange Commission), IIA (The Institute of Internal Auditors) e PCAOB (Public Company Accounting Oversight Board).

-Avaliar os atuais e futuros controles internos estratégicos.
Refazer a avaliação dos atuais e futuros controles internos estratégicos. É preciso entender e conhecer os controles para evitar possíveis controles redundantes e reavaliar quais os controles estratégicos são suficientes. Os controles internos devem ser alinhados com a reavaliação dos riscos dos negócios (Risk Based Approach) com impacto nos relatórios financeiros sem aumentar a exposição da empresa.

-Automatizar os testes e monitorar os controles através de ferramentas.

Automatizar os testes com ferramentas especializadas e conceituadas agiliza o processo para alguns controles. O monitoramento aumenta a confiança do controle.

-Limitar o número de controles-chave a serem testados.
Adotar uma abordagem top-down baseada nos riscos que incidem sobre os controles que irão prevenir ou detectar erros que causem grandes impactos para a organização. Controles que não são suscetíveis de conduzir um impacto empresarial não devem ser considerados. Quanto maior for o risco a ser mitigado, maior a ênfase em analisar e testar. Quanto menor for o risco a ser mitigado, menor a ênfase em analisar e testar.

-Utilizar a abordagem top-down baseado nos riscos para identificar controles de nível de entidade (entity-level controls - ELC)
Identificar os entity-level controls que proporcionam uma segurança para detectar os erros que geram impactos para a organização devido a uma falha nos controles dentro do processo empresarial. Antes de realizar controles internos a nível de processo, transação e aplicação é preciso compreender e identificar quais os controles internos a nível de entidade, (ECL, entity-level controls) baseado nos riscos empresariais.

-Maximizar a confiança do auditor externo
Ter uma equipe de Auditoria Interna capacitada e com experiência que gerencie os controles essenciais para a empresa, execute controles altamente eficazes e monitore os testes aumenta a confiança do Auditor Externo.
A Auditoria Externa pode confiar nos testes realizados pela Auditoria Interna reduzindo os testes a serem realizados pelos auditores externos.

-Documentar os processos e controles de forma clara e objetiva
Documentar os processos e controles de forma clara, objetiva, em bom estado e de fácil acesso otimiza o gerenciamento dos testes de controles, facilitando o entendimento. As atualizações dos documentos devem ocorrer tempestivamente.

Mais informações sobre redução de custos empresariais e controles internos envie um e-mail para grcnews.org@gmail.com

Postado por Felipe Sanches